Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tendências do mercado digital para 2011

Em todo o mundo, o novo negócio da impressão tem se baseado na sofisticação de produtos e serviços com tecnologia digital, ampliando as potencialidades de um segmento que até recentemente era totalmente orientado à tecnologia offset. Atualmente, tanto a indústria gráfica quanto o mercado corporativo estão muito atentos às enormes oportunidades de negócio ligadas à comunicação dirigida e ao marketing de relacionamento, o que impulsiona a demanda pela tecnologia digital.

Segundo especialistas do setor,desde 2007, o crescimento no mercado de impressão foi de cerca de 45%, entretanto, para que as empresas continuem competitivas, fatores como prazos de entrega, impressão em mais cores, e-commerce, integração tecnológica, solução de impressão, entre outras, são determinantes.

Estima-se que mais de 80% de todos os trabalhos recebidos por uma gráfica sejam de tiragens inferiores a 5.000 impressos. Nesse volume, as tecnologias de impressão digital apresentam preços altamente competitivos comparados ao offset. A redução no processo e tempos de produção resulta em entrega quase imediata e a qualidade percebida de impressão é vista como muito boa, respeitadas as características técnicas de cada processo, a qualidade atende plenamente suas expectativas

Ainda falando de tecnologia digital e mundo virtual, a digitalnews de janeiro trouxe um Estudo da Millward Brown em parceria com a Dynamic Logic que analisou as seguintes tendências para o mercado digital este ano:


1. Marcas nas redes sociais
A internet continuará dividida entre web (aberta) e redes sociais (fechadas). Cada vez mais, as marcas vão marcar presença com aplicativos próprios em plataformas específicas público e estratégias de integração já começaram a ser discutidas.

2. Compras online 
Continuarão crescendo, apesar do medo com informações pessoais e bancárias. Serviços de compras coletivas – Click on, Wego, Groupalia, Groupon – continuarão se expandindo para outros países além de EUA e China. Novos modelos de e-commerce, como transação direta, leilão reverso e leilão holandês também começam a crescer.

3. Interatividade
Formatos interativos de publicidade vão dominar até os meios físicos. A ideia é replicar a experiência do site, por exemplo: papéis de parede com background que ampliam o impacto de banners, ou expansão da imagem mostrando vídeos e ainda integração de banners com campanhas em mídias sociais. O Google já previu que 75% de toda a publicidade na internet será social em torno de 201.

4. Viral 
O viral deixou de ser considerado algo extra e “legal de se ter”, agora é parte chave da estratégia de comunicação. Compartilhar ideias é o grande diferencial desta geração e nenhuma marca poderá ignorar o poder da divulgação boca a boca ou click a click.




É isso aí, editor....quem esteve apenas pensando nesses temas, já é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, ou melhor, no mouse e entrar de vez no mercado digital.